Falaremos do trabalho de um artista sandumonense que esta surpreendendo com restauração e colorização de fotos.
Conheçam o fotógrafo Erik Weitzel.
Um breve histórico
Desde o princípio das descobertas relacionadas à fotografia, inúmeras tentativas foram sendo feitas para adicionar cor às imagens. Como a produção de imagens a cores naturais era impossível, diversas técnicas foram desenvolvidas para adicionar a cor, ou mesmo aumentar a ilusão de vida das imagens. Dentre elas, o uso de bases (como papel, por exemplo) coloridos.
Várias patentes de métodos de colorir daguerreotipo foram registradas. Daguerreotipo recebiam uma camada de verniz ou goma arábica sobre a qual a tinta (aquarela ou óleo) era aplicada. Também era possível a aplicação de pigmentos que, ao serem aquecidos ou eletrizados, se fundiam. O resultado podia ser transparente, ou opaco (cobrindo a imagem, como se fosse, de fato, uma pintura).
O resultado dependia da competência do profissional (colorista). Se fotografias já eram algo caríssimo, fotografias coloridas eram um símbolo de status. Muitas vezes, aplicava-se a cor apenas a detalhes.
Fotografias coloridas à mão tornaram-se bastante populares entre 1900 e 1940, popularidade atribuída ao trabalho de Wallace Nutting. Durante a Grande Depressão, houve um declínio na demanda. A popularização do filme a cores reduziu ainda mais a demanda, no entanto, ela jamais desapareceu completamente. Profissionais talentosos são capazes de produzir belas imagens, que não podem ser conseguidas com o filme colorido. Entre eles está o fotógrafo mexicano Luis Márquez.
Nos dias de hoje, são comuns imagens digitais editadas de forma a imitar efeitos de fotografias coloridas à mão.
Um pouco sobre o Restaura Foto:
Todos nós temos aquelas fotografias guardadas no fundo do baú que contam a nossa história e das gerações passadas, mas com o passar dos anos essas fotografias vão se perdendo devido a ação do tempo.
Usando a tecnologia dos programas de edições e talento artístico, é possível transformar suas memórias em preto e branco em cores.
A foto colorizada não pode substituir a original em preto e branco, mas pode nos dar uma perspectiva de como os nossos antepassados costumavam ver o mundo.
Seria um presente perfeito colorizar a foto de um membro da família, de um amigo ou de fatos importantes da história.
Se você tem uma foto antiga preto e branco e deseja restaura-la e vê-la em cores, nos procure para fazer um orçamento.
Contatos: (32) 9-9122-9160 falar com Erik / (32) 9-9145-8970 falar com Christian.
Facebook Restaura foto:
www.facebook.com/coloroldphotos
Facebook Erik Weitzel:
www.facebook.com/erikweitzel1981
Facebook Weitzel’s Photography:
www.facebook.com/WeitzelsPhotography
Site Weitzel’s Photography:
http://weitzelsphotography.wixsite.com/wpportfolio